sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vagina com flatulência. É possível?

Chamados de flatos vaginais, os gases que saem da vagina da mulher durante uma relação sexual podem ser confundidos com um barulho similar ao de um "pum". O som é resultado do ar que entra em excesso na vagina da mulher durante a penetração.



"Esses barulhos acontecem pelo acúmulo de ar na vagina. Dependendo da posição sexual do casal, há uma entrada maior de ar e quando ocorre a penetração acontece um barulho parecido com o de ar comprimido", explica a ginecologista e terapeuta sexual Mariana Maldonado.

A médica salienta ainda que, dependendo da velocidade e da pressão da penetração, o barulho produzido pode variar de intensidade. "Quanto mais intenso, maior a força e maior o barulho."

Apesar dos barulhos vaginais estarem diretamente ligados à posição sexual, algumas mulheres têm maior tendência a produzir os sons. "Depois do parto normal a mulher pode ficar com o músculo da região mais frouxo, aumentando a abertura da vagina. Isso facilita a entrada de ar em excesso durante o ato sexual", comenta Carolina Carvalho Ambrogini, ginecologista e coordenadora do projeto Afrodite, da Unifesp.

De acordo com a médica, quando os músculos da região da vagina estão frouxos a mulher pode ainda perder um pouco da sensibilidade durante a penetração e do prazer na hora do sexo. Em alguns casos é indicada uma cirurgia de correção chamada perineoplastia. "O pós-operatório é tranqüilo, mas é indispensável o repouso e 40 dias sem relação sexual", comenta Carolina.

Evite os barulhos indesejados
Algumas posições durante a relação sexual favorecem a maior entrada de ar na vagina, facilitando os flatos vaginais. Quanto mais "aberta" a vagina, mais ar entra no local, assim, as chances de fazer barulho são maiores.


Isso significa que alguns "malabarismos" podem facilitar a entrada de ar em excesso na vagina. "Algumas posições do Kama Sutra em que apenas a região da pélvis do casal ficam juntas favorecem a entrada do ar", comenta a consultora sexual Vânniah Neves.

O famoso "papai-e-mamãe" é uma das posições que menos chances têm de produzir os flatos vaginais. "O casal está mais acomodado, dificilmente o pênis irá sair totalmente da vagina", ensina Vânniah.

A dica da consultora é: "posições em que o casal fica mais distante, onde o pênis tem grandes chances de sair por completo da vagina, como a posição de quatro e a mulher por cima do homem, são as mais propícias a produzir os barulhos".


O que podemos fazer para diminuir o problema?
Naquelas mulheres em que existe flacidez muscular, a cirurgia de correção do períneo e os exercícios que aumentam o tônus muscular podem ajudar. A fisioterapia uroginecológica promove o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico através de exercícios específicos (exercícios de Kegel e uso de cones vaginais), e por meio de aparelhos de eletroestimulação e biofeedback. Com estes recursos, a mulher aprende a contrair o períneo o que reduz ou elimina a flatulência vaginal, além de aumentar a satisfação sexual.



Serviço:
Carolina Carvalho Ambrogini - ginecologista
www.projetoambsex.com.br

Mariana Maldonado - ginecologista e terapeuta sexual
www.marianamaldonado.com.br

Vânniah Neves - consultora sexual
www.vanniahneves.com.br

13 comentários:

  1. me ajuda a acabar com "flatos vaginais " por favoR!

    ResponderExcluir
  2. quais exercícios aumentam o tônus muscular?

    ResponderExcluir
  3. ME AJUDE POR FAVOR ACABAR COM ISSO

    ResponderExcluir
  4. como fazer para acabar c flatos vaginais

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eu também estava com esse problema e consultei 02 médicos que se recusaram a fazer a cirurgia porque me acharam muito nova. Tenho 32 anos e somente 01 filho de 02 anos.
    Acabei conseguindo com uma terceira médica. O resguardo ainda não acabou.Mas se é importante para a vida sexual do casal os profissionais devem também olhar para o lado constrangedor da paciente na hora da relação sexual.Fiquei feliz da vida. Para mim isto foi uma conquista. Ninguém merece viver assim...
    Marina Mello

    ResponderExcluir
  6. tnho outra pergunta,eu tnoh 13 ano e tenho pedra no mamilo me falaram q isso é normal na puberdade e qreia saber como fasso para tirar eu nao fico socando so de no max 1 ou 2 vz no mes como q eu fasso para tirar essa pedra. me manda a resposta tbm no meu e mail guga.estevan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho 26 anos, e tenho 2 filhos que nasceram de parto normal.Meu marido vive reclamando que a relação sexual da gente nao é a mesma e esta pensando em se separar por conta disso. Sera que a cirurgia pode me ajudar??? POR FAVOR É URGENTE!!!!!

    ResponderExcluir
  8. pode sim proucura um ginicologista e fala que isto esta afetando sua vida sexual eu fiz a 60 dias estou otima boa sorte que espero que voçe consiga tambem

    ResponderExcluir
  9. oi estou com esse poblema nao estou sentindo prazer no ato sexual sou mae de tres filhos minha caçula tem 11anos tenho 34anos mesmo na posiçao papai-e mamae nao consigo sentir prazeristo esta mim deixando muito constrangida na hora de fazer amor porquer amo meu esposo o que fazer?

    ResponderExcluir
  10. oi estou sentindo esses sintomas ja faz quase 01 ano fui na genecologista ela falou que nao precisava mal sinto a penetraçao conversei com meu esposo sobre o asunto ele ficou muito chatiado mas entedeu o fazer?

    ResponderExcluir
  11. ola!! eu tenho 32 anos dois partos normais,e eu infelizmente nasci com a bexiga baixa, daí depois dos partos normais a minha bexiga desceu mais,e agora pra completar estou me sentindo constrangida por que tenho flatulencia vaginal, se eu fizer a cirurgia de perineo resolve o meu caso? por favor me ajudem.....

    ResponderExcluir
  12. Bomba peniana talvez ajude, ao invés de vcs mulheres irem pra faca que tal almentar o tamanho do penis, de 12 cm pra 25 ou 27 cm. Ai sim sentiram prazer novamente!!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário ... Aguarde, seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.